Página 1 de 1
Trajetória em Curvas
Enviado: Qua Dez 26, 2012 2:53 pm
por mrguga
Pessoal,
Tenho notado um certo comportamento estranho ao entrar "agressivamente" em curvas: a trajetória muda após o carro jogar o peso pro outro lado.
Em outras palavras, eu começo uma curva pra direita, seguro o volante fixo, e o carro começa a inclinar pra esquerda. À medida que o carro vai inclinando, a trajetória vai 'fechando'. É como se eu virasse o volante um pouco mais pra dentro da curva.
Agora já estou acostumando, mas já cheguei a colocar uma roda no acostamento por conta disso (acionou controle de tração e tudo). Meu Punto não fazia isso, não sei se é característica da suspensão mais firme do DS3, ou até algum defeito na suspensão. Alguém já passou por situação semelhante?
Comportamento semelhante quando aciona o freio em curva, mas isso já acontecia no Punto, então não foi surpresa.
Re: Trajetória em Curvas
Enviado: Sex Dez 28, 2012 10:59 am
por fesvasco
É o controle de estabilidade que entra em ação em uma curva mais agressiva, agindo sobre os freios e a tração. Você percebe pela luz indicadora no painel, que acende sempre que o controle de estabilidade funciona. Você desligar o controle de estabilidade e tração através do botão na parte de baixo do painel, ao lado esquerdo do volante, mas o carro ficará mais arisco nas curvas.
Re: Trajetória em Curvas
Enviado: Sex Dez 28, 2012 12:32 pm
por mrguga
Hmm mas não chegou a acender a luz, não foi tão agressiva assim, só entrei rápido. Vou experimentar desligar pra ver se dá diferença
Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Re: Trajetória em Curvas
Enviado: Dom Out 30, 2016 2:50 pm
por mpoletto
mrguga escreveu:À medida que o carro vai inclinando, a trajetória vai 'fechando'. É como se eu virasse o volante um pouco mais pra dentro da curva.
Está saindo de traseira. As medidas dos pneus estão originais? E os mesmos estão bons, quero dizer, sem bolhas ou cortes, especialmente os traseiros? Você estaria com pneus novos atrás e mais velhos (mais gastos na frente)? Se não for na chuva o mais gasto vai segurar mais.
Você pode estar com problema de suspensão também.
O meu não tem esse comportamento, ele sai de frente se a curva for muito fechada.
Os controles de tração e estabilidade não fariam isso, pois eles atuariam nas quatro rodas. Não deixariam a traseira escapar. Provavelmente, quando você percebeu eles atuando, a traseira já vinha escapando.
Re: Trajetória em Curvas
Enviado: Seg Out 31, 2016 12:30 pm
por Gustavosantanaf
provavelmente seja fator pneus : especialmente os traseiro, tive um problema parecido que na rodovia as uns 190 sentia o carro leve, sem estabilidade, meus 4 pneus eram novos, porem a medidas deles era 225/45 , algo que mudou todo o balanço do carro, indico olhar os pneus ve se e de marca boa e medida.
Re: Trajetória em Curvas
Enviado: Seg Out 31, 2016 2:36 pm
por mpoletto
Gustavosantanaf escreveu:provavelmente seja fator pneus : especialmente os traseiro, tive um problema parecido que na rodovia as uns 190 sentia o carro leve, sem estabilidade, meus 4 pneus eram novos, porem a medidas deles era 225/45 , algo que mudou todo o balanço do carro, indico olhar os pneus ve se e de marca boa e medida.
Coloquei dois pilot sport 3 na frente nesse fim de semana. Eles tinham o 4, mas como 215. Até disseram que o pessoal do clube está colocando esse. Não quis não, fiquei com o 205 mesmo. Um centímetro ou meio que seja de diferença já muda tudo. É física. Você mudou o ângulo da suspensão em relação ao solo e deslocou o centro de massa do carro. Todos os testes feitos pela engenharia com os pneus originais vão por água abaixo alterando as medidas. No próprio site da Michelin não é indicado o 4 para o DS4 no Brasil, pois não veio o 4 205. Somente o 3 ou o primacy, ambos 205.